GGE e Câmaras Temáticas se Reúnem na 1º Oficina de Atualização do Plano Territorial

ptdrss of 1

No dia 07 outubro aconteceu na AMURC em Itabuna a 1ª Oficina de Atualização do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PTDRSS, contando com a presença de entidades da sociedade civil que compõem o Grupo Gestor Executivo do Território Identidade Litoral Sul da Bahia e da coordenação das câmaras temáticas de assistência técnica rural, cultura, educação, juventude, mulheres e segurança alimentar. Ainda enriqueceram as discussões os representantes dos Consórcios Intermunicipais da Mata Atlântica – CIMA e do Consorcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS.

O encontro almejou discutir a matriz de planejamento territorial construída pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET, como resultado do trabalho de intensivas pesquisas na base de dados do IBGE, SEI, Seplan/BA, Bahiater, Datasus e do Ministério da Saúde.

Após diligente discussão a matriz foi melhorada e ampliada, passando conter as principais estratégias para o desenvolvimento de ações nas áreas socioeconômica, sociocultural, ambiental e político-institucional. Elas serão apresentadas a toda a comunidade territorial na 2ª Oficina de Atualização do PTDRSS, dia 25 de outubro no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, das 08:30 às 17 horas. Nesta oportunidade o Plano será efetivamente consolidado e aprovado, de onde se percebe a importância da participação de todos nesse trabalho.

A atualização dos PTDRSS é uma atividade nacional, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em todos os territórios de identidade brasileiros. Os planos são construídos unicamente pela comunidade local com o objetivo de fortalecer as ações regionais com vistas à redução das desigualdades entre campo e cidade e promoção do desenvolvimento sustentável.


Comentários