estrO Território é composto inicialmente por um Fórum denominado Colegiado Territorial (Grupo Gestor) composto por 70 (setenta) instituições – 35 governamentais -,eleitas democraticamente e com caráter deliberativo máximo. Dentre outras atribuições tem a de orientar a condução dos programas, projetos e planos, com base em diretrizes e objetivas gerais, estabelecidas pelas políticas públicas e programas nos níveis federal, estadual e municipal e de acordo com a realidade local. As reuniões do Colegiado (CG) são realizadas ordinariamente três vezes por ano e extraordinariamente sempre que necessário.

Além do Grupo Gestor, o Território possui um núcleo gerencial formado por 18 (nove governamentais e nove não governamentais) instituições integrantes do Colegiado maior com algumas atribuições, dentre elas sensibilizar, mobilizar e estabelecer o diálogo e o comprometimento dos atores territoriais, legitimar decisões e promover o envolvimento de todos na implementação das ações estratégicas para o desenvolvimento territorial.

O Território tem, também, uma Secretaria Geral, uma Secretaria de Finanças e uma Secretaria Administrativa, representadas por instituições do Colegiado eleitas periodicamente. Além disso, uma Assessoria Territorial contratada especificamente para, dentre outras funções, atuar no apoio técnico e administrativo dando suporte permanente ao funcionamento das diversas instâncias administrativas territoriais e às entidades executoras na elaboração dos Planos de Trabalho e no encaminhamento das documentações junto aos órgãos competentes.